Possession (1981): o superestimado filme cult

filme possessão 1981

Então, assisti Possessão (1981). O filme tem uma pontuação incrível de 4,1 estrelas no Letterboxd. Dirigido pelo polonês Andrzej Żuławski, é um filme de terror psicológico que segue a relação tumultuada entre um espião internacional (Sam Neill) e sua esposa (Isabelle Adjani), que começa a agir de forma perturbadora após pedir o divórcio. Vi alguns trechos no Twitter e pensei que seria superestimado. Depois de vê-lo, minha opinião é: SIM, é superestimado.

A história é confusa, os personagens são histéricos demais, e algumas atuações são medianas, até risíveis em certos momentos (apesar de Isabelle Adjani ter ganhado o prêmio de Melhor Atriz em Cannes, sério). O final é sem sentido. Mas, por alguma razão, acabou se tornando um filme cult, elogiado por cinéfilos. Não consigo acreditar nas resenhas positivas....

SPOILERS À FRENTE

Encontrei algumas curiosidades interessantes na Wikipedia em inglês:

- Possessão é uma coprodução entre França e Alemanha Ocidental, filmada em Berlim Ocidental em 1980.

Andrzej Żuławski, diretor, e Małgorzata Braunek, atriz. 1973 (Foto: Zofia Nasierowska/REPÓRTER)

- O roteiro foi escrito durante o doloroso divórcio de Żuławski, refletindo algumas experiências pessoais.

- O filme é classificado como um drama psicológico e terror, mas há debates sobre seu gênero.

O monstro no filme Possession (1981)

- A criatura com tentáculos no filme é interpretada de várias maneiras pelos críticos: como um reflexo da psicose da personagem de Adjani, uma manifestação da culpa de Neill ou uma representação da dor do diretor.

Os doppelgänger em Possessão

- O tema do doppelgänger também é explorado ao longo do filme, com os personagens substituídos por versões ideais de si mesmos.

- A atuação de Adjani foi tão intensa que ela levou anos para se recuperar, e houve rumores de que ela tentou tirar a própria vida após as filmagens.

- A famosa cena do metrô foi filmada apenas duas vezes, devido ao esforço emocional e físico exigido da atriz.

Esta cena do metrô é a mais famosa do filme. 

- Nos EUA, o filme foi lançado em uma versão editada que perdeu grande parte de sua essência, mas posteriormente foi lançado sem cortes em DVD e Blu-ray.

Curiosamente, o videoclipe de "Voodoo in My Blood" (2016) do Massive Attack homenageia a cena do metrô, mostrando uma atmosfera semelhante.

Embora 'Possessão' tenha seus méritos como um filme provocativo e visualmente impactante, ainda acho que está longe de ser um filme 4,1 no Letterboxd, no máximo uns 3,5.

Fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/Possession_(1981_film)

https://wyborcza.pl/duzyformat/7,127290,25111774,andrzej-zulawski-wszystkie-mlode-kobiety-z-ktorymi-sie-wiazalem.html

Próxima postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url